Adm. financeira
- Finanças Corporativas;
- Investimentos;
- Instituições Financeiras;
- Finanças Internacionais.
FINANÇAS CORPORATIVAS
De antemão esclarecemos que, aparentemente, a expressão finanças corporativas implica que o que será coberto é relevante apenas para corporações (sociedades anônimas), mas na realidade quase todos os aplicativos são muito mais amplos que isso.
O que são Finanças Corporativas?
Imaginemos o início de uma empresa. Independentemente do tipo, é necessário obter respostas para três questões básicas:
1) Em quais investimentos a longo prazo você deveria aplicar? Ou seja, em que linhas de negócio você atuará e quais tipos de construções, maquinários e equipamentos serão necessários?
2) Como você obterá o financiamento a longo prazo para pagar seus investimentos? Você trará outros acionistas ou pedirá dinheiro emprestado?
3) Como você administrará suas atividades financeiras cotidianas, como cobrança e pagamento a fornecedores?
Essas não são as únicas questões, mas as mais importantes. As finanças empresariais em termos gerais, consistem no estudo das respostas dessas três questões.
INVESTIMENTOS
De um modo geral, a área de investimentos lida com ativos financeiros, tais como ações e obrigações. Vejamos algumas questões importantes:
1) O que determina o preço de um ativo financeiro, como uma ação ou uma obrigação?
2) Quais são os riscos e retornos potenciais associados ao investimento em um ativo financeiro?
3) Qual é a melhor composição que se deve ter de diferentes tipos de ativos financeiros?
Os alunos que se especializarem na área de investimentos terão diversas oportunidades de carreira. Como Operador de Bolsa, que é uma mais genérica. Esses geralmente são funcionários de grandes empresas, que aconselham os clientes sobre os tipos de investimentos que devem considerar e ajudam-nos a tomar