Monocracia
ANDERSON JUNIOR DA SILVA
E
Hanna Carla A. E Lima
CIÊNCIAS POLITICAS
BARRA DO GARÇAS - MT
2014
ANDERSON JUNIOR DA SILVA
E
Hanna Carla A. E Lima
CIÊNCIAS POLITICAS
Trabalho elaborado para fins da avaliação parcial, na disciplina de Ciências Políticas, do curso superior de Direito, sob orientação da professora Marta Braga.
BARRA DO GARÇAS - MT
2014
INTRODUÇÃO
O trabalho destacará os tipos regimes de governo. Como surgiram, e suas funções em prol da sociedade. Destacando os seguintes tipos de regimes de governo: 1) Monocracia, 2) Oligarquia, 3) Democracia, 4) Tirania, 5) Ditadura.
1.1 MONOCRACIA Caracteriza-se por significar o governo de uma só pessoa, reunindo em suas mãos poderes absolutos. A monocracia apresenta duas variantes: a monarquia absoluta e a ditadura. Ambas se caracterizam pelo fato de o governante não dispensar muita atenção aos outros órgãos estatais, cujas vontades deverão sempre ceder ao conflitarem com a sua.
1.2 OLIGARQUIA O poder político está concentrado num pequeno número de pessoas. Essas pessoas podem distinguir-se pela nobreza, a riqueza, os laços familiares, empresas ou poder militar. Estados em que tal acontece são muitas vezes controlados por poucas famílias proeminentes que passam a sua influência ao longo de gerações.
1.3 DEMOCRACIA Governo do povo, onde há um representante que age conforme a vontade dos eleitores, embora existam três tipos: 1) DEMOCRACIA DIRETA: seu principal defensor foi Rousseau, pois para ele o povo deveria incidir diretamente no Estado, sem que houvesse qualquer interferência; sistema antigo da Grécia. No