Formas de governo
Forma de governo é o conjunto de instituições políticas por meio dos quais um Estado se organiza para a gestão dos poderes exercendo o seu poder sobre a sociedade. As formas de governo revelam um caráter coletivo, porém o Estado a inteira coletividade delimitada pela respectiva área geopolítica. Segundo Azambuja as formas de governo expressam o comportamento da coletividade de seu elemento humano em face das influencias de natureza moral, geográfica, intelectual, política e econômica através da história. A classificação das formas de governo só pode ter uma definição geral a partir da identificação de certas características básicas encontradas em número significativo de Estados. O texto apresenta algumas classificações das formas de governo:
Segundo Aristóteles – a classificação mais antiga e célebre.
Em sua obra “ A política”, ele adota uma classificação dupla; a primeira é de acordo com o critério qualitativo e a segunda é quantitativa. A primeira divide as formas em puras e impuras, já a segunda que é sob um critério numérico, de acordo com o governo, se ele está nas mãos de um só, de vários homens ou de todo povo.
Combinando os critérios Aristóteles obteve: formas puras: monarquia, aristocracia e democracia; formas impuras: oligarquia, demagogia, tirania.
Monarquia: apenas um governante;
Aristocracia: grupo de governantes cheios de conhecimento;
Democracia: o predomínio do povo.
As formas impuras são aquelas que visam satisfazer o interesse dos governantes em detrimento do bem comum.
Foi acrescentado as formas de Aristóteles, uma outra forma: a forma mista de governo. Esta forma de governo mista aparece para a redução dos poderes da monarquia, aristocracia e democracia mediante um Senado aristocrático ou uma Câmara democrática. O governo misto era exercido pelo Rei e seu Parlamento.
Segundo Nicolau Maquiavel
Consagrado como fundador da ciência Política moderna, com a obra “ O Príncipe”,