André Marques
“MERCADOS FINANCEIROS”
1 INTRODUÇÃO
2 CONCEITO BASICO DE AÇÕES
2.1 O que são ações
2.2 Tipos de Risco no investimento em acções
2.3 Valor das acçoes
3 ÍNDICES DE BOLSA DE VALORES
3.1 TIPOS DE ORDENS DE NEGOCIAÇÃO
4 Mercados financeiros
4.1 Mercado primário
4.2 Mercado Secundário
5 Instrumentos financeiros
6 CONCLUSÃO
7 BIBLIOGRAFIA
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho serão esplanados alguns conceitos sobre o mercados financeiros e o que os faz movimentar, numa fase inicial sera o conceito base, como, o que são ações, diferentes tipos de ações, como são feitas as aberturas de capitais, valor das ações, riscos e rendimentos para investidores que uma vez que apostam e compram ações no mercado de balcão ou bolsa de valores assumem a responsabilidade de lucrar ou ter prejuízos. Aprofundando o assunto será abordado também a inclusão de uma ação que ocorre no mercado primário e a negociação de ações emitidas no passado que ocorrem no mercado secundário, de forma breve mencionando bolsa de valores. Será uma breve explicação simples como funcionam os mercados que envolvem investimentos milionários no mundo das sociedades anônimas.
2 CONCEITO BÁSICO DE AÇÕES
2.1 O QUE SÃO ACÇÕES
As ações são formadas por títulos de menor fração do capital social de uma empresa (sociedade anônima, sociedade por ações). Os acionistas são como coproprietários que tem intervenção nos resultados da sociedade, por outro lado existem os investidores que apenas aplicam o seu dinheiro sem intervenção directa.
As acções podem ser emitidas de fisicamente ou pela via de certificados que comprovem a veracidade do conteúdo quantitative e especifico de cada ação. Para o investidor tem a liberdade de resgatar as suas ações em qualquer e converte-la em dinheiro, não existem prazos que determinem a compra ou a venda. Os mercados financeiros são extremamente flexiveis