Monitorizarão Hemodinâmica
A monitorizarão hemodinâmica é utilizada, para diagnóstico, terapêutica, e até mesmo fazer prognóstico com os dados obtidos. A finalidade é reconhecer e avaliar as possíveis complicações do estado hemodinâmico do paciente e intervir em tempo hábil com terapia adequada, prevenindo maiores complicações.
Invasivas: Pressões cardíacas e da pressão arterial média através de procedimentos médicos de cateterização arterial e venosa.
Não Invasivas: Menor risco de complicações; Fácil manuseio; Menor custo; Confirmações por exames complementares.
O propósito da monitorizarão hemodinâmica à beira do leito é ajudar no estabelecimento de um diagnóstico, guiar e utilizar a terapia e promover informação diagnóstica.
Cuidados de enfermagem
– Medir no final da expiração (porque a pressão intratorácica é semelhante à pressão atmosférica então haverá influências por pressões externas);
– Checar radiologicamente a posição do cateter;
– Preencher o sistema com SF 0,9%;
– Retirar bolhas;
– Curativo estéril;
– Técnica asséptica no manuseio;
– Ponto flebostático;
Choque Séptico.
O choque séptico é o resultado de uma infecção que se alastra pelo corpo rapidamente, afeta vários órgãos e pode levar à morte. É mais comum em pessoas fracas, que não conseguem controlar a infecção, como crianças, idosos, pacientes com câncer, insuficiência nos rins ou no fígado.
Sepse grave.
“Sepse grave e choque séptico são estágios da mesma síndrome” “A sepse grave e o choque séptico têm mortalidade muito grande, que oscila entre 30% e 50% nos casos tratados”,
Parasita e hospedeiro
Como qualquer infecção, ocorre quando um parasita – vírus, bactérias ou fungos – infecta o corpo, entre 80% e 90% das vezes, é uma bactéria que causa o mal.
“Na infecção, você tem dois seres vivos: o hospedeiro e o agente infeccioso. Então a reação depende dos dois”. Por isso, a sepse se torna