enfermagem em uti
2006;18:2: 143-147 Artigo Original– ENFERMAGEM
Parada e Reanimação Cardiorrespiratória: Conhecimentos da Equipe de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva*
Cardiac Arrest and Cardiopulmonary Resuscitation knowledge of Critical Care Nursing
Juliana Zanini1, Eliane Regina Pereira do Nascimento2, Daniela Couto Carvalho Barra3.
Geralmente a equipe de enfermagem que atua em UTI, por permanecer sem¬pre junto ao paciente, é quem identifica uma parada car¬diorrespiratória e inicia as manobras de reanimação. O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento teórico que a equipe de enfermagem de uma UTI tem acerca de parada e reanimação cardiorrespiratória, como subsidio para um programa de treinamento em serviço. O tempo de atuação dos profissionais de enfermagem em UTI e a sua categoria profissional influenciaram positivamente sobre o conhecimento de parada e reanimação cardiorrespiratória.
A parada cardiorrespiratória (PCR) é um evento que ocorre com freqüência em UTI, uma vez que essas uni¬dades assistem pacientes gravemente enfermos, com instabilidade hemodinâmica acentuada, necessitando da equipe o aprimoramento de suas habilidades cog¬nitivas, motoras e atualização sobre as manobras de reanimação. O profissional de Enfermagem deve estar apto para re¬conhecer quando um paciente está em franca PCR ou prestes a desenvolver uma, pois este episódio repre¬senta a mais grave emergência clínica que se pode de¬parar. A avaliação do paciente não deve levar mais de 10 segundos.
Sabe-se que cabe ao enfermeiro e à sua equipe assistir os pacientes, oferecendo ventilação e circulação artificiais até a chegada do médico, assim, estes profissionais devem adquirir habilidades que os capacitem a prestar adequadamente a assistência ne¬cessária.
Recomenda-se que a equipe de Enfermagem deve ser reciclada na execução das manobras do suporte bási¬co de vida