Ventilação mecanica
A ventilação mecânica invasiva se dá através do TOT, traqueostomia e cricotomia. Já na ventilação não-invasiva faz uso de máscara facial ou máscara nasal. A atenção aos pacientes sob uso de ventilação mecânica torna-se responsabilidade dos profissionais de enfermagem.
CONCEITO
“Ventilação Mecânica é um método de suporte de vida, geralmente utilizado em pacientes suscetíveis à insuficiência respiratória aguda, cuja finalidade é permitir suporte ventilatório no intuito de suprir as necessidades metabólicas e hemodinâmicas do organismo” (CINTRA, 2008, p.353).
INDICAÇÕES DA VENTILAÇÃO MECÂNICA
Em geral, a insuficiência respiratória leva à necessidade da ventilação mecânica, seja devido a uma DPOC, trauma múltiplo (principalmente trauma craniano grave e/ou com secção da medula cervical), anestesia geral e outras condições como: cirurgias cardíacas e torapulmonares, em pacientes com aumento acentuado da pressão intracraniana (PIC), ou ainda, em pacientes com disfunções cardíacas, quando há uma exigência funcional da assistência ventilatória (CINTRA, 2000). “A ventilação mecânica é indicada para a obstrução vias aérea superiores secundárias como: trauma, edema, hemorragia, tumores, apnéia, ineficácia na aspiração de secreções, elevado risco de bronca aspiração e insuficiência respiratória” (BARBAS, 1994, p. 119).
FINALIDADES DA VENTILAÇÃO MECÂNICA
De acordo com Cintra (2008, p. 352), “a finalidade da ventilação mecânica consiste em aperfeiçoar alguns aspectos fisiológicos e clínicos dos pacientes”.
Classificação
Atualmente, classifica-se o suporte ventilatório em dois