Redação sobre a Música A Cara do Brasil - Ney Matogrosso
Logo no início da música o compositor deitado em sua rede começa a refletir sobre qual é a verdadeira cara do Brasil, fazendo diversas comparações entre o homem do interior e o da cidade, como no verso "O Brasil é o que tem talher de prata ou aquele que só come com a mão?"
A letra da música nos revela uma crítica à desigualdade social, onde o autor compara o Brasil de Roberto Marinho com o Brasil do bairro de Candeal (bairro pobre de Salvador onde o músico Carlinhos Brown desenvolve diversas atividades culturais), mostrando a parte rica da sociedade brasileira e a parte de baixa renda dessa mesma sociedade.
Mas qual é o Brasil, o de zero a zero e campeão ou o que parou pelo caminho? Ney Matogrosso canta a beleza de se tornar campeão mundial e ao mesmo tempo ele também mostra a tristeza de ter parado pelo caminho. Trazendo para o dia de hoje podemos pensar que mesmo indo aos "trancos e barrancos" conseguimos chegar aos nossos desejos e prazeres, mas se pararmos pelo caminhos como aconteceu com a seleção de 1982 experimentaremos da tristeza de não obtermos o sucesso desejado.
Durante a música é retratado ainda o famoso "jeitinho brasileiro" sendo retratado pelos versos em que o compositor afirma que somos tortos como Garrincha e Aleijadinho e que ninguém precisa nos consertar e que se não der certo nos viramos sozinho, utilizamos do velho jeito brasileiro.
Dessa forma percebe-se que mesmo a música tendo sido escrita já há alguns anos ela se encaixa de maneira extraordinária nos problemas enfrentados pelo nosso país com a desigualdade social, como diz o político Olívio Dutra, vivemos em uma sociedade em que poucos têm muito e muitos têm pouco não pode ser caracterizada como equilibrada. Nos moldes sociais descritos por Dutra conseguimos caracterizar o meio em que vivemos hoje em nosso