Mokiti Okada - Estudos filosóficos
17/12/2014
Prof. Me Vinícius Carvalho da Silva
Objetivo: Este curso tem por objetivo fomentar a reflexão filosófica da literatura messiânica, explorando as relações entre o pensamento de Mokiti Okada e a tradição filosófica, despertando nos discentes o interesse pela pesquisa filosófica, oferecendo-lhes uma base teórica para a reflexão crítica dos textos okadianos com relação aos tópicos abordados.
Conteúdo:
1. O Ideal de Ordem na Filosofia Antiga.
O nascimento do ideal de ordem na Grécia Antiga e as relações entre a literatura messiânica e a filosofia pré-socrática.
2. O Ideal de Ordem na Filosofia Natural.
O princípio de ordenação da realidade em pensadores como Galileu, Newton e Einstein e a concepção de Okada de que Deus é Ordem.
3. O Belo nas Experiências Artística e Científica.
As relações entre o conceito de “ordem central” em Heisenberg , a experiência estética religiosa e o pensamento de Mokiti Okada.
O Ideal de Ordem na Filosofia Antiga
Este item expõe um quadro geral do nascimento da filosofia e propõe que há uma conexão entre os pensamentos filosóficos dos Antigos Gregos com os pensamentos de Mokiti Okada.
Mokiti Okada estudou de forma direta pensadores como Wilians James e Henri Bergson é notório que tais estudos influenciaram Mokiti Okada que escreveu acerca desses dois pensadores, discorreu e os interpretou, buscou aplicar os sistemas filosóficos desses pensadores na religião. Outros pensadores, no entanto, foram somente citados por Mokiti Okada, de maneira passageira, como: Sócrates, Kant, Hegel e Nietzsche.
Outros filósofos que também tiveram grande influência para a humanidade, dos quais, Mokiti Okada, não citou em suas obras, no entanto, ainda assim, é possível notar um alinhamento de suas obras com o que Mokiti Okada desenvolveu durante sua vida para a literatura messiânica.
A relação do pensamento okadianos ao pensamento Pré-socrático está justamente na questão da realidade não ser