Heresiologia
"Ora, o Espírito afirma expressamente que nos últimos tempos alguns apostarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios" – I Tm 4:1. E continuou: “Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina, pelo contrário, cercar-se-ão de mestres, segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas", II Tm 4:3,4.
Por que devemos estudar as heresias? • Nos capacita a combate-las Gl 1:8 • Nos auxilia a evangelizar I Co 2:12 e 13; I Jo 4:1 • Aumenta a nossa fé II Tim 1: 11,12,13
1) O que é religião? A palavra religião vem do latim “religare” que na essência significa ligar novamente. O próprio sentido da palavra mostra que o homem está distante de Deus e busca através da religião a comunhão com o seu Criador. (Salmos 42:1 necessidade de Deus)
2) O que é heresia? Derivada da palavra grega “háireses”, significa escolha, seleção, preferência. Do ponto de vista cristão , heresia é toda a doutrina que em matéria de fé sustenta opiniões contrárias à Palavra de Deus.
3) O que é seita? Os dicionários definem acertadamente seita como: "Grupo doutrinário ou conjunto de pessoas que professam uma crença, divergindo da opinião pública ortodoxa, ou seja, daquele que é considerada genuína e verdadeira. Seita é facção, parte, comunidade, fachada, partido. Do latim “ secta”. É um grupo religioso fechado em si mesmo e criado em oposição às idéias e práticas dominantes. ( ver Atos 5:17)
4) Como identificamos uma heresia? • Ela sempre está em desarmonia com a bíblia. • Em muitos casos a heresia escolhe uma passagem bíblica ou doutrina para basear seus ensinamentos nela de maneira deturpada esquecendo-se de outros textos que se opõe à falsa doutrina pregada. • Suas afirmações não condizem com os fatos históricos ou com a própria história