jequiti
CETEM- Maria Madalena Nogueira Aluna: Sabrina de Lima Barcelos
Curso: Técnico em Logística
Disciplina: Administração Mercadológica e Negócios Internacionais
Instrutor: Sesio Mingote
(Artigo publicado ogiginalmente com o titulo “Marketing Myopia” na Harvard Business Review- jul/ago 1960)
Autor: Theodore Levitt
Resenha
O texto tem como objetivo de passa a informação e apresentar os fatos reais e exemplos de organizações que buscavam como seu objetivo principal o seu produto e esquecendo de concentrar as necessidades do mercado que estava inserido o foco no cliente. Ao invés das empresas que tiveram grandes sucessos no passado usarem o seu produto como meio de manter seu sucesso e permanecer no mercado competitivo porem concentraram em tornar melhor assim confirmando o seu declínio iminente. Os exemplos usados no texto como: Hollywood, Mercearias, indústrias petroquímicas, indústrias de chicotes para carruagens e etc.
Para Propósitos Fatídicos em vez de pensar numa estratégica que tivesse o foco no cliente as empresas se preocuparam em montar uma estratégica em manter seu produto em destaque e assim esqueceu por completo de quem realmente ira manter o seu consumo. Com seus objetivos claros e simples seu foco no centro de tudo “O CLIENTE”. Essas organizações não se preocuparam ao longo do planejamento futuro em desenvolver planos que garantissem o futuro e a estabilidade da empresa. As empresas cinematográficas como, por exemplo, não se preocupou em acolher um novo produto que estava em acessão com o surgimento da televisão e sim encarou como ameaça, deveria ver como oportunidade de expansão.
A ameaça de um processo no mercado em ascensão com um forte produto da a sensação de segurança econômica plena uma falta gravíssimo não se preocupar com futuro sempre será incerto e surgimento de ameaças como a mudança do comportamento do cliente.
O Ciclo auto – ilusório esse assunto mencionado pelo autor quem diria a