MODELO DE REMUNERAÇAO ESTRATEGICA
A estrutura de remuneração não é apenas uma forma hierarquizada da organização saber quem é quem dentro dela e que valores ou formas corretivas devam ser aplicadas para uma remuneração justa e equilibrada. Estrutura que da forma a remuneração é um recurso extremamente importante para melhorar o desempenho dos funcionários e motivá-los a traçar um plano de carreira, focada em realização profissional e satisfação pessoal, pois sabemos que um funcionário satisfeito produz mais, se produz mais, é mais feliz e se a felicidade faz parte de sua vida profissional certamente terá a sua vida pessoal também mais equilibrada.
As grandes organizações, principalmente as de origem internacional e com atuação transnacional, estão constantemente introduzindo sistemas e modelos conceituais de remuneração estratégica. Alguns deles têm aplicação somente no contexto corporativo da empresa que os desenvolveu. O primeiro modelo de remuneração estratégica que podemos implantar na empresa é o de Participação nos lucros ou resultados, também conhecido como PLR, esse programa visa o alinhamento das estratégias organizacionais com as atitudes da pessoas dentro do ambiente de trabalho, pois só será feita a distribuição dos lucros aos funcionários casos algumas metas pré-estabelecidas sejam cumpridas.
O programa PLR é uma ferramenta de gestão que permite uma maior participação e empenho dos empregados na produtividade da empresa, proporciona a atração, retenção, motivação e comprometimento dos funcionários na busca de melhores resultados, regulada pela lei 10.101/2000. A Participação nos Lucros ocorre quando os funcionários têm direitos à parte do resultado econômico da atividade fim da empresa, ou seja, (vendas – custos e despesas operacionais), sejam elas fixas ou variáveis, apuradas semestralmente ou anualmente. Já a Participação nos Resultados visa estabelecer metas sobre os resultados e implica o alcance de objetivos já combinados