renumeracao
A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA.
O conceito de Remuneração Estratégica é muito abrangente, mas pode ser definido pela condição de que remuneração estratégica é um conjunto de formas de remunerar criando uma aliança entre o colaborador e a organização. Para Pontes (2002, p.) “o salário é uma demonstração objetiva do quanto á empresa valoriza o trabalho do seu funcionário”.
A remuneração estratégica tem a função de motivar o colaborador mostrando a ele o seu valor dentro da organização, pois através da teoria de Herzberg poderemos observar que o salário quando analisado de forma isolada não é um fator motivacional, a simples troca de produção por salário não gera motivação no trabalhador, porem quando associado aos benefícios e estímulos corretos o salário se torna motivador. Essa combinação de fatores faz com que o salário se torne uma remuneração estratégica.
Dentro do conceito de remuneração estratégica, há variadas formas de remuneração, mas antes de aplicar qualquer uma delas, é necessário primeiro que se faça um levantamento prévio do perfil da organização, conhecimento seus valores, sua visão e sua missão, saber quais as condições atuais e quais as previsões futuras. Entender qual o tipo de colaborador que compõe o quadro de empregados da empresa, e sondar quais os tipos de benefícios agregados que trará maior satisfação ao colaborador e consequentemente maior rentabilidade para a organização.
Para isso, o responsável por cargos e salários deve em primeiro lugar tomar algumas medidas para que sua investida obtenha sucesso é importante descobrir quais os pontos fracos e fortes do sistema já adotado pela organização em questão. É fundamental também conhecer quais os objetivos da organização, saber onde se pretende chegar e em que prazo, e por fim, saber as características do estilo de gerencia e de todos os envolvidos no processo de mudança.
A partir das questões respondidas é que será definido o modelo