Trabalho de Ergonomia
A movimentação manual de cargas pressupõe a utilização do corpo do trabalhador como próprio “instrumento” de trabalho .Cerca de 25% de todas as lesões que ocorrem estão diretamente relacionadas com o levantamento, transporte e deslocação de materiais.
Como podemos definir ergonomia?
Define-se como sendo a ciência do conforto. É o estabelecimento de parâmetros que adaptam as condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, proporcionando o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. que adaptam as condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, proporcionando o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
RISCOS CONTEMPLADOS
Esforço físico intenso;
Levantamento e Transporte de peso;
Postura Inadequada;
Ritmos excessivos;
Trabalhos em turnos e noturnos;
Monotonia;
Repetitividade;
Jornada de Trabalho prolongada, etc.
Quais são as complicações que podem surgir?
Aumento do número de acidentes e incidentes; Elevada incidência de traumatismos musculoesqueléticos;Aparecimento de patologias: Lumbagos, lombalgias, hérnias discais, ciática e fadiga.
O que são lumbagos?
É uma situação dolorosa da região lombar ocorrida após um esforço brusco e um deslocamento do núcleo do disco intervertebral.
O que são lombalgias?
Conhecida como a famosa dor nas costas também chamada de dor lombar o dor na coluna. Ela é um dos principais motivos de afastamentos de trabalho e é causada por esforço físico.
O que são Hérnias discais? É a Ruptura parcial do disco intervertebral para fora do espaço vertebral, podendo exercer um efeito de compressão sobre as raízes nervosas provocando dor. É precedida de uma ou mais dor lombar, suas causas são: trabalho físico pesado, posturas erradas, inclinar e girar o tronco frequentemente.
Exemplos de procedimentos desadequados:
Carga mal equilibrada ou com conteúdo sujeito a