Atletismo
Forma pedagógica:
- Condições primárias e naturais do desenvolvimento motor de todas as crianças.
- Atividades que são realizadas de forma involuntária e que tem como objetivo a exploração do espaço físico da escola, como também o esquema corporal de cada indivíduo e de outros.
Ex: correr, subir, saltar e também arremessar.
- Ligação Lúdica com tais atividades e brincadeiras
- Deve-se dotar critérios atrativos como: motivação, criatividade, utilização de materiais adaptados à realidade das crianças, e em seguida, realizar um estudo mais aprofundado sobre as provas realizadas.
- Por meio destas, há como descobrir talentos com qualidades físicas importantíssimas no desenvolvimento motor de uma criança.
Como por ex.: velocidade, força, resistência, coordenação, equilíbrio e outras que venham favorecer com muita relevância o desenvolvimento físico, fisiológico e cognitivo dos praticantes destas atividades.
HISTÓRIA:
• História esportiva do Homem no Planeta;
• Esporte base (corresponde aos movimentos naturais do homem);
• Corrida : 1º competição ocorrida (776 A.C – Olímpia; Grécia) -> prova; ‘’Stadium’’ (200m) -> Vencedor; Coerebus (1º Campeão Olímpico)
• Provas de: Pista (corridas) Campo (saltos e lançamentos) Combinadas: Decatlo e Heptatlo (que reúne provas de pista e de campo) Pedestrianismo (corridas de rua, como a maratona) Cross country (corridas em campo, montanha e marcha atlética) Categorias
PRÉ-MIRINS MIRINS MENORES JUVENIL SUB-23 ADULTO
Provas de corrida de velocidade
- Distâncias: 100, 200, 400 m –> aproximadamente a velocidades máxima do corpo.
- Saída baixa com bloco de largada -> Raiada
- Comando de largada:
AS SUA MARCAS: O atleta entra por trás dos blocos ficando na posição de saída baixa, as mãos devem