ATUALIDADES
Cuba atravessa um período de transição de regime político em que oposicionistas como Yoani Sánchez começam a despontar
No Brasil, os grupos políticos simpáticos ao regime instaurado em 1959, com a Revolução Cubana, veem Yoani Sánchez como uma peça de marketing político, financiada por grupos capitalistas que têm interesse no fim do regime dos irmãos Castro na ilha caribenha. Já os grupos defensores da blogueira viram em sua visita um meio de criticar o dito socialista regime cubano, defendendo a implantação de um regime liberal e a abertura à economia de mercado em Cuba.
O que interessa salientar neste texto é a atenção que o vestibulando deve ter sobre essa visita, já que o espaço que ela conseguiu nos meios de comunicação pode servir como estímulo à sua adoção como tema nos vestibulares.
O estudante deve ficar atento à possibilidade do tema ser tratado tanto nas provas de história e geografia (como já acontece) quanto nas provas de redação. Neste último aspecto, é possível que as redações de alguns vestibulares utilizem a notícia da visita de Yoani Sánchez ao Brasil como ponto de partida para se debater a liberdade de expressão e as restrições a esta liberdade, além do momento histórico pelo qual passa Cuba, marcado por um lento processo de mudanças do regime iniciado com a Revolução de 1959. Liberdade de expressão em um contexto histórico de mudança política e econômica de um país pequeno, mas importante no cenário geopolítico das Américas, é um tema interessante para se refletir.
Por outro lado, a própria história de Cuba pode ser um conteúdo pedido nas provas, talvez para comparar o