Trabalho Práticas RH II
CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ANDERSON DUARTE CORREIA
REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA E MOTIVAÇÃO COMO FATORES PARA ALAVANCAGEM DE RESULTADOS
RESENDE/RJ
2014
ANDERSON DUARTE CORREIA
REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA E MOTIVAÇÃO COMO FATORES PARA ALAVANCAGEM DE RESULTADOS
Trabalho apresentado à Disciplina Práticas de RH II do Curso Superior Tecnológico em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá – Campus Resende, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos.
Orientadora: Prof.ª Patrícia Maria Machado
RESENDE/RJ
2014
Dedico este trabalho primeiramente a Deus pela oportunidade que me deu de chegar até aqui. À minha mãe Cleide, Tia Cláudia e demais familiares que mesmo diante de todas as limitações, pessoais e até mesmo financeiras, sempre me apoiaram. Aos meus amigos, àqueles mais chegados que irmãos, que nunca desistiram e se alegram comigo neste momento único de minha trajetória. À minha sogra, por ter concebido meu bem mais precioso. Ao meu amor, companheiro e amigo, por caminhar comigo, dia após dia, para que este objetivo fosse alcançado.
RESUMO
Com o objetivo de manterem-se competitivas no mercado, de atrair e reter os melhores profissionais, as organizações têm implantado os novos sistemas de remuneração. Diante disso, surge o conceito do Sistema de Remuneração Estratégica, aquela que representa um modelo de compensação que permite premiar aqueles profissionais que, por uma razão ou por outra, se destacaram dos demais em um determinado período. No Sistema de Remuneração Estratégica, o foco é preponderante na pessoa, a base do sistema é o valor que cada colaborador agrega à organização, a ascensão salarial é baseada na contribuição individual, as recompensas são por desempenho e/ou resultados, a remuneração é um fator de alavancagens de resultados.