Remuneração Estratégica
Sumário
1. Introdução 3
2. Remuneração Estratégica 4
2.1 Conceitos de Remuneração Estratégica 4
2.2 Os Pilares da Remuneração Estratégica 4
2.3 A Remuneração Estratégica e o Ambiente Empresarial 5
2.4 A Variável Volitiva 6
2.5 Modelos de Remuneração Estratégica 7
2.6 Remuneração por Habilidade 7
2.7 Remuneração por Competência 9
2.8 Participação Acionária 10
2.9 Participação nos Ganhos 11
2.10 Participação nos Lucros 12
2.11 Remuneração por Resultados 13
3. Bibliografia 14
1. Introdução
Concluímos que a remuneração estratégica é uma forma adotada por empresas que buscam estimular seus funcionários e colaboradores, a fim de que, a empresa alcance resultados, positivos na sua linha de produção entre outras coisas.
Existem diversos modelos de remuneração estratégica, mas que todas terão uma base que o homem em geral tem que ter: conhecimentos, habilidade e atitude.
Com estas três características, é que as empresas avaliam seus funcionários, de acordo com cada um é quem recebem a remuneração concedida pela organização, no caso a empresa. E para esse tipo de remuneração dar certo, a empresa precisa ter um ambiente totalmente agradável para não haver nenhum tipo de intriga entre funcionários, diretoria e etc.
Existem muitos modelos de remuneração estratégica adotadas por grandes empresas, onde muitos destes modelos se destacam como:
Remuneração por habilidade: onde é um sistema de recompensa em geral sobre os avanços dos funcionários, onde cada vez que ele bate uma meta sues ganhos aumentam.
Remuneração por competência: evolução ao sistema anterior aonde a recompensa vem a funcionários com espírito de liderança, aqueles que vestem mesmo a camisa da empresa e faz por onde merecer.
Participação: onde se aplica níveis estratégicos da organização aonde a recompensa vem por meio de ações que a empresa tem, tornando os executivos sócios, e mais comprometidos em obter lucros dessas ações.
Participação por