Modelo de ecos
Avaliação do impacto do eco urbano sobre o desempenho das pessoas. Consumidas pelo stress pouco percebemos que nosso dia-a-dia é invadido por ecos decorrentes da comunicação entre pessoas, e que esses se instalam em nossos pensamentos, produzindo ruídos denominados “ocus insanus”. Os ruídos assim conhecidos são capazes de levar o indivíduo a extremos de insanidade, mas de um modo geral afetam nossa ansiedade e humor.
Pouco discutido no ambiente social o Modelo de Ecos é pesquisado por especialistas interessados na compreensão de como a manifestação do ser humano por meio dos mecanismos denominados de “progresso” como celulares, carros e computadores afetam nossa relação com outras pessoas. Uma vez que embora todo o acelerar da tecnologia, mas ainda não está nítido que natureza de impactos isso têm sobre o individuo.
O ruído urbano e o ocultar das estrelas são dois entre os inúmeros fenômenos provocados pelo desenvolvimento da humanidade que demandam estudo cientifico. Pois há, de forma quase que inequívoca, uma percepção da aceleração do organismo humano e aumento dos níveis de neurose e stress, que têm sua origem nessa mudança cada vez mais veloz do nosso comportamento por força do avançar da tecnologia.
Um fato claro disso é a perda da capacidade de concentração que afeta muitos jovens e que têm origem no pulsar da informação decorrente de e-mails e redes sociais. O cérebro humano recebe nesse novo ambiente, continuamente, centenas senão milhares de informações adicionadas, e que tomam sua atenção e afetam a quietude da mente e a capacidade de executar com atenção suas tarefas.
Assim o Modelo de Ecos busca, não impedir, mas compreender o quanto isso nos afeta e como afetará no