Unidade antropologia
Auguste Comte, é considerado o pai da Sociologia, ciência batizada inicialmente por ele de Física social. Para ele, esta nova ciência deveria ter o rigor das ciências naturais aplicada para o entendimento da vida social. Esta ciência foi amplamente influenciada pelo Positivismo, que deveria entender as leis imutáveis da vida social.
Seu principal lema que orienta a maneira de compreender a sociedade é:
Resposta
Resposta Selecionada: a.
“Ordem e Progresso”.
Resposta Correta: a.
“Ordem e Progresso”.
Feedback da resposta:
A alternativa correta é: “Ordem e Progresso”.
Comte, entusiasta defensor das conquistas tecnológicas e do avanço da ciência, acreditava que quanto mais para o futuro a humanidade caminhasse, melhor seria a vida em sociedade, pois o progresso tecnológico se desenvolveria mais. Acreditava que os princípios reguladores do mundo físico e do mundo social diferissem quanto a sua essência, no entanto, haveria uma mesma lógica que permitiria prever ocorrência e natureza de comportamentos que ele considerava as patologias da sociedade moderna, como greves e revoluções. Segundo ele, estas impediam que se pudesse usufruir das benesses da sociedade industrial. Ou seja, manter a ordem social para usufruir do progresso tecnológico.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos Correta
Uma das principais abordagens da Antropologia é Estruturalista. Esse paradigma tem suas raízes históricas na obra do pensador francês Èmile Durkheim e de seu sobrinho, o antropólogo Marcel Mauss. De uma forma geral, esses pensadores dedicam- se a compreender a existência de sistemas culturais responsáveis pela organização e modelação da vida social, tornando-a possível. Nessa perspectiva, a cultura é compreendida como um sistema operacional social. A formulação mais sistematizada dessa teoria foi realizada pelo antropólogo belga Claude Lévi-Strauss, e pode ser resumida da seguinte forma: em primeiro lugar, deve-se compreender que