Unidade 1 - antropologia
“(...) Podem-se descobrir os outros em si mesmo, e perceber que não se é uma substância homogênea, e radicalmente diferente de tudo o que é si mesmo; eu é um outro. Mas cada um dos outros é um eu também, sujeito como eu. Somente meu ponto de vista, segundo o qual todos estão lá e eu estou só aqui, pode realmente separá-los e distingui-los de mim. Posso conceber os outros como uma abstração, como uma instância da configuração psíquica de todo indivíduo, como o Outro, outro ou outrem em relação a mim.Ou então como um grupo social concreto ao qual nós não pertencemos. Esse grupo, por sua vez, pode estar contido numa sociedade: as mulheres para os homens, os ricos para os pobres, os loucos para os “normais”. (...)”. (TODOROV, 1999:3).
Como se chama o termo usado ao longo da História, notadamente envolvendo a cultura Greco-romana, para designar o incivilizado, aquele que não pertence a uma civilização, cuja principal diferença era a fala?
Resposta
Resposta Selecionada: bárbaro; Resposta Correta: bárbaro; Feedback da resposta:
Para os gregos antigos, o termo “bárbaro” era usado para designar todo aquele que não falava grego, a única língua civilizada. O termo “bárbaro” também foi amplamente utilizado pelos Romanos, designando os incivilizados, aqueles que não falavam, dessa vez, o latim.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos Complete o espaço vazio com o nome do conceito a que se refere o texto abaixo:
“Uma das mais evidentes dificuldades encontradas na compreensão e definição da __________________ contemporânea tem origem na polissemia do conceito de Cultura, fato que reflete nas mais diferentes abordagens utilizadas para a definição de políticas institucionais de acautelamento, reconhecimento e promoção.” (BONETTI e RIBARIC, 2010)
Resposta
Resposta Selecionada: diversidade cultural;
Resposta Correta: diversidade cultural;
Feedback da resposta:
Poucos conceitos têm tantas