Antropologia unidade 02
Caro(a) aluno(a),
É um prazer estar novamente com você e continuar contribuindo para o desenvolvimento da sua aprendizagem.
Nesta segunda unidade, daremos continuidade aos nossos estudos, apresentando os primeiros esforços teóricos dispendidos pela Antropologia na passagem do século XIX para o século XX, no sentido de explicar o problema da diversidade cultural. Em seguida, buscaremos mostrar como os conceitos de história, evolução e progresso vieram a constituir a base que inicialmente sustentou esta explicação, identificando as limitações destes conceitos para a compreensão da dinâmica cultural no mundo contemporâneo.
conhecer o contexto histórico que possibilitou a legitimação da Antropologia enquanto campo de conhecimento; identificar as formas de sistematização do conhecimento antropológico através de esquemas conceituais explicativos; problematizar os conceitos de história, evolução e progresso na abordagem da diversidade cultural; compreender o conceito de etnocentrismo e os problemas colocados através de sua prática no estudo da dinâmica cultural.
•
O campo antropológico e a dinâmica cultural.
•
A Escola Evolucionista do Século XIX: contexto histórico de formação. •
O Evolucionismo Social e a abordagem da diversidade cultural:
História, Evolução e Progresso.
•
•
As críticas antropológicas ao Evolucionismo Social.
A Escola Cultural Americana (Difusionismo) e o Particularismo
Histórico.
•
O etnocentrismo e os problemas colocados através de sua prática. Seja bem-vindo à segunda unidade de estudos!
Continuamos apostando em seu potencial de aprendizagem.
Bons estudos!
37
Como vimos na unidade anterior, o avanço do Ocidente em direção aos outros povos do mundo contribuiu para o acirramento do contato com a diferença, trazendo conseqüências profundas para a compreensão da dinâmica cultural no cenário contemporâneo. Neste sentido, não nos parece demais relembrar que, se por um lado, a percepção da variabilidade cultural já havia se firmado como um