ANTROPOLOGIA DIREITO 2015 PLANO OK OK 1
1. IDENTIFICAÇÃO:
Curso: Direito 1º período
Disciplina: Antropologia Jurídica
Carga Horária: 60h/a
Professor: Dra. Paula Viviane Chiés
E-mail: paulachies@hotmail.com
2. EMENTA:
Estudo dos Conceitos e Fundamentos Básicos da Antropologia e Antropologia Jurídica. Análise da importância dos conhecimentos antropológicos na jurisprudência. Aprofundamento da abordagem antropológica na diversidade cultural e nas relações étnico-raciais. Estudo dos métodos de análise antropológica para a problemática social contemporânea. Apreciação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena (Lei n.11.645 de 10/0/2008; Resolução CNE/CP n.01de 17 de junho de 2004). Análise da cultura indígena e das políticas de educação ambiental (lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999 e Decreto n. 4.281 de 25 de junho de 2002).
3. OBJETIVOS:
GERAL:
Compreender os conceitos e a natureza da Antropologia Jurídica de modo que se relacione as abordagens antropológicas ao fenômeno cultural e à multiplicidade de aspectos que caracterizam o ser humano.
ESPECÍFICOS:
1 – Discutir os conceitos e o aspecto histórico da Antropologia Geral e Jurídica;
2 – Analisar as subdivisões e campo da Antropologia;
3 – Refletir sobre as contribuições da Antropologia Cultural e Social;
4 – Debater os fundamentos da Antropologia Jurídica;
5 - Analisar o processo de socialização que contribui para a construção de identidades - pessoal e social com enfoque na contribuição do povo africano e sua inserção na formação do povo brasileiro – Os afro-descendentes. (Lei nº 10.639/2003).
6 - Debater as diversas concepções sobre a relação Direito e Sociedade com enfoque na diversidade.
4. UNIDADES E CONTEÚDOS:
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA: campo de estudo e articulação de conceitos na Antropologia
- Conceitos e objeto de estudo