Modelo de Assistência à saúde
Um modelo de assistência a saúde visa à promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. É uma forma de organização e articulação entre os diversos recursos físicos, tecnológicos e humanos disponíveis para enfrentar e resolver os problemas de saúde de uma coletividade.
O que é o SUS?
O SUS é um sistema único de saúde que tem como objetivo unir o sistema publico e o privado. Os princípios constitucionais do SUS são universalidade, integralidade e equidade.
Dever
Garantir a saúde, não excluindo o dever das pessoas, da família, das empresas e da sociedade. São fatores determinantes, alimentação, moradia, saneamento básico, meio ambiente, trabalho, renda, educação, transporte, lazer e acesso aos bens e serviços essências.
Nosso modelo de assistência a saúde
Investimento em EDUCAÇÃO: melhores salários aos profissionais da educação, melhoria da infra-estrutura das escolas, aumentando a grade curricular, capacitação dos profissionais da área, interação da população com a escola.
Prevenção: Campanhas de conscientização de vigilância epidemiológica, palestras orientadoras para grupos individuais, vacinação.
Capacitação profissional: orientação aos profissionais dando treinamentos com reciclagens de adaptações de suas respectivas área.
Saneamento básico: começando pelo governo fazendo tratamento e canalizações das redes públicas
Fiscalização sanitária: elaborar controles de qualidade, promover e executar normas vigilância, sendo elas executadas pelo Estado, Distrito Federal e Municipio.
Equipamento hospitalar: investimento na compra de novos equipamentos, orientar o profissional da saúde o uso adequado, monitoramento de qualidade.
Investimento em remédios: Melhoria na distribuição gratuita, maior disponibilização de medicamentos, investimentos em laboratório.
O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das