saude da familia
Faculdade de enfermagem
Disciplina:Enfermagem em Saúde da Família
Aluna: cla holanda
Prof : Paula Marujo
Trabalho para AV2 Documentário Michael Moore Sicko SOS Políticas de Saúde.
Características do Modelo Americano:
O custo dos medicamentos nos EUA é muito elevado, idosos trabalham até falecer para custear o valor dos seus tratamentos medicamentosos.
O modelo americano não dá direito à saúde para a população, sendo o seguro de saúde sua única opção e o modelo privado tem um alto custo para a população e quando os pacientes são atendidos e saem de um hospital, os mesmos saem endividados e com as contas altas.
Os planos de Saúde dos EUA cobram taxas extras para tratamentos, exames e transportes para os hospitais, onde a população fica falida a ponto de não conseguir manter recursos para sua própria moradia.
A população norte-americana para conseguir direito à saúde pública gratuita tende viajar muitos km em busca deste recurso em outros países. Ex: Canadá e Cuba. O modelo americano tem o pior índice de mortalidade infantil do mundo ocidental.
As empresas seguradoras de saúde negam assistência cirúrgica, exames e procedimentos em geral para economizar verbas e enriquecer sem dar uma justificativa coerente ao paciente que necessita desses recursos para sua saúde e sobrevivência.
Características do modelo Cubano:
Cuba fornece remédios e assistência médica gratuita à indivíduos de países terceiro mundo.
Em Cuba, a assistência à saúde não é visada no lucro, e indivíduos presos que apresentam ameaça nacional aos EUA como terroristas tem a qualidade de vida e assistência a saúde gratuita maior que cidadãos americanos.
A assistência à saúde de Cuba é voltada à prevenção de doenças e promoção de saúde e organização do processo de trabalho centrado na vigilância de saúde.
O modelo de saúde pública cubano serviu de inspiração para o modelo médico-familiar de Niterói e posteriormente outras cidades do