traballho uss
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
DISCIPLINA: BASES TÉORICOS PARA O CUIDAR I
ORIENTADOR(A): KARLA MARIA CARNEIRO ROLIM
MODELOS ASSISTENCIAS E NÍVEIS DE ATENÇÃO
MARIANA PEREIRA MAIA
Fortaleza
Outubro
2013
Introdução
Neste relatório falarei sobre os Modelos assistenciais e os níveis de atenção à saúde, enfatizando os modelos sanitaristas, os modelos médicos assistenciais privatistas, os modelos assistenciais alternativos e o artigo sobre níveis de atenção.
Desenvolvimento O slide foi apresentado pela professora Maria do Socorro, ela começou falando sobre os modelos de assistências sanitaristas que enfatiza saúde publica tradicional, utiliza campanhas e programas e especiais, também criam problemas na organização e administração dos serviços de saúde pela verticalização das ações propostas e incompatibilidades com as atividades de rotina desenvolvidas nos serviços de saúde. Relatou também sobre os modelos médicos assistenciais privatistas, voltando principalmente para a demanda espontânea, ela pode ser encontrada tanto no setor privado, como os convênios, quanto também no serviço publico que predomina os curativos. O modelo medica assistências privatistas, enfatizam os serviços médicos hospitalares, os serviços de apoio ao diagnostico e a especialização medica.
SAE E NANDA A Sistematização da Assistência de Enfermagem é uma atividade privativa do enfermeiro, utiliza método e estratégia de trabalho, baseados em princípios científicos, para a identificação dos problemas do processo de saúde/doença, subsidiando ações de assistência de Enfermagem que possam contribuir para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo, família e comunidade”. Na prática nada mais é que o gerenciamento do cuidado. Portanto, o enfermeiro deve apoiar-se em conhecimentos científicos e práticos e aliá-los a noções de