Modelo Burocratico da Adm
Professor Agamêmnom Rocha Souza, Mestre/UERJ Curso de Ciências Contábeis (Coordenador) - UniFOA.
E-mail: agamemnom.souza@riosulnet.com
06/04/2009 09:12:44 por Agamêmnom Souza | Categoria Notícias
Max Weber e o Modelo Burocrático de Organização A burocracia representa um modelo de organização social, que dominou o mundo a partir do século XIX, tendo sido bem interpretada e popularizada pelo sociólogo alemão Max Weber. Posteriormente, seus pressupostos fundamentais foram transpostos para o campo da administração, na forma de um modelo de gestão largamente adotado pelas organizações. O modelo burocrático tem como objetivo básico organizar detalhadamente e dirigir rigidamente as atividades da organização, com a maior eficiência possível. Seus principais postulados são:
·Caráter legal das normas e regulamentos – as organizações burocráticas procuram instituir normas para regulamentar cada procedimento administrativo ou operacional.
·Impessoalidade nas relações – pretende-se que as decisões sejam tomadas de maneira impessoal, ou seja, que não existam privilégios para determinados grupos ou pessoas.
·Hierarquia da autoridade – a burocracia prevê a obediência estrita à hierarquia, devendo cada empregado limitar-se ao relacionamento com seu chefe imediato.
·Rotinas e procedimentos padronizados – cada tarefa deve ser rotinizada, de modo a ser executada sempre de maneira padronizada
·Competência técnica e meritocracia – o merecimento, entendido como qualificação técnica e capacidade, deve ser a base dos sistemas de recompensa e promoção.
Gifford e Elizabeth Pinchot destacam que a burocracia firmou-se como o modelo de gestão básico da maioria das organizações do século XX, pelo fato de atender a diversas das necessidades das empresas da chamada era industrial. Ele aumentou a eficácia da hierarquia, reduzindo os abusos de autoridade e trazendo uma maneira mais eficiente de gerenciamento das tarefas complexas que foram se