MODELO BUROCRÁTICO ADM
Burocracia é uma palavra cujo processo de formação é o hibridismo, ou seja, ela é composta por elementos originários de línguas diferentes. Burrus é uma palavra do Latim, usada para designar uma cor triste, escura. Essa palavra deu origem à palavra francesa bureau, a qual significa “escritório”. Krátos, por sua vez, vem do grego e significa “poder” ou “regra”. Desse modo, a palavra burocracia, etimologicamente dizendo, significa algo como governo exercido pelos escritórios.
A um ministro do governo francês do século XVIII, Jean-Claude Marie Vincent, Seigneur de Gournay (1712-1759, economista), atribui-se a criação do termo bureaucratie, para se referir, num sentido bem crítico e debochado,todas as repartições públicas. Assim, "burocracia" é um termo híbrido, composto pelo francês, bureau (escritório) e pelo grego, krátos (poder ou regra), significando o exercício do poder por funcionários de escritórios.
Burocracia é uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais.
2. A TEORIA DA BUROCRACIA
INTRODUÇÃO
A burocracia, a teoria administrativa e a administração cientificam são três correntes da perspectiva clássica: nestas correntes, as organizações têm sido vistas, em larga escala, como estruturas mecanicistas. Surpreendentemente, estas três escolas de teorias administrativas se desenvolveram de maneira independente. Os fundadores da administração foram quase todos os engenheiros e industriais interessados na concepção da administração como “ciência e técnica”, usando principalmente a matemática e a engenharia como base das especulações e ações, especialmente com suas consequências psicofísicas e econômicas. Fadou talvez tenha sido uma exceção a essa regra, em face da sua visão da administração como função geral; entretanto, ele não cogitou de suas implicações