A Escola Burocr tica
MAX WEBER
(1864-1920)
Max Weber foi um sociólogo alemão que dedicou sua carreira à compreensão das relações entre a ciência, o direito, a política, o conhecimento e a ação. Depois de se formar em História Legal e Política, tornou-se professor de Direito nas Universidades de Freiburg e de Heidelberg. Na área das teorias de gestão, dedicou-se fundamentalmente ao estudo da burocracia nas empresas. O fato de ter considerado o modelo organizacional burocrático — caracterizado por regras rígidas e por sistemas de controle e hierarquias — o mais eficiente não significava que ele fosse seu defensor. Weber apenas observava a realidade do mundo industrial emergente, no qual o modelo de liderança carismática — com apenas uma figura dominante na gestão — se revelaria pouco adequado às mudanças a longo prazo. Hoje, afirma-se que o modelo burocrático estudado por Weber não tem vida própria. No entanto, parece que ele veio para ficar em muitas empresas que, mesmo hoje em dia, desprezaram a inspiração, em nome da eficiência, subjugando os indivíduos às regras de uma máquina burocrática.
FONTE: http://www.squalidade.com.br/NomesHaI.html
Max Weber nasceu em 1864 na Prússia. Seu pai era um alto diplomata que transformava sua residência em um local de encontro de intelectuais. Por outro lado, sua mãe era mulher introspectiva, rígida e adepta da religião protestante.
Convivendo desde cedo com discussões dispares e claramente influenciado por duas visões extremas entre seus pais, lançou o livro “A ética protestante e o espírito capitalista”, que só ganhou projeção internacional após ser traduzido por Talcott
Parsons, um famoso sociólogo americano.
Weber é um exemplo de sucesso após sua morte em 1920 quando contraiu gripe. Seu livro mais conhecido “Economia e Sociedade” foi produzido a partir de fragmentos do estado caótico em que foram encontrados os seus escritos.
Talvez tenha sido o teórico pior interpretado da história. Até hoje as pessoas leigas
associam