atividade complementares
Este projeto foi realizado com o intuito de mostrar aos profissionais da educação que a dança vai muito além do simples fato de dançar, não somente a estes, mas também aos alunos, familiares e comunidade, para quebrar o preconceito em relação à dança que é algo tão mágico e de tamanha eficácia na vida de quem ela envolve. Assim, conhecendo face a face a dança, perceber-se-á que é uma arma poderosa de educação não somente pra quem a pratica, mas seu efeito chega a todos aqueles que estão a volta. Este projeto será trabalhado com crianças de 7 a 13 anos da escola “E.M.E.I.E.F. Saulo Tarso Marques de Mello”.
DANÇA UMA FORMA DE EDUCAR!
Justificativa:
Percebe-se uma falta de cultura em relação à dança. A dança também é uma forma de acrescentar conhecimentos, porque dá para serem usados temas transversais, e alcançar uma proximidade entre as crianças e diversas culturas. A dança além de trabalhar coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial, também permite a quebra de diversos bloqueios psicológicos como a timidez e o medo, melhorando a disciplina, autoconfiança, o respeito pelo outro, a solidariedade, a tolerância e o esforço pessoal. A dança não trabalha somente movimentos, mas também sensações e sentimentos.
Objetivos Gerais:
Dançar;
Cooperação entre as crianças;
Sociabilização;
Melhorar a comunicação entre os alunos;
Disciplina;
Interação com o outro;
Desenvolvimento heterogêneo;
Noções de espaço e direção.
Objetivos Específicos:
Melhorar a autoconfiança;
Instigar a criatividade;
Coordenação motora;
Utilizar temas transversais.
Problemas:
Há muita timidez, falta de confiança, exclusão entre os alunos. A desvalorização do lado afetivo, a introdução de maior formalidade no relacionamento e a constante troca de professores consoante às disciplinas, faz com que se registre um esmorecimento nesta relação entre alunos e escola. Leva-se em consideração também a vida da criança