modelagem
O objetivo desse exercício foi modelar Sniffy para pressionar a barra, reforçando-o às aproximações sucessivas ao comportamento alvo. Usou-se o reforço quando o sujeito se encontrava erguido pelas patas traseiras, voltado para a parede do fundo da caixa, de modo que ele se aproximasse da barra até que o mesmo pressionasse a barra. Por meio do reforçamento diferencial de aproximações sucessivas ao comedouro, de modo que operasse sobre o ambiente, pressionando a barra e como consequência uma pelota de alimento caia no comedouro. O programa Sniffy Pro, visa simular e mostrar simultaneamente alguns processos psicológicos que os pesquisadores acreditam ser empregado pelos animais incluindo os humanos.
II – Metodologia
2.1 Sujeito
A metodologia utilizada foi através da observação do rato de espécie albina em forma virtual (SniffPro 2.0), em uma caixa experimental. Tais experiências se deram em dois momentos: 1 - Treino do uso do alimentador que buscou reforçar o comportamento do sujeito Sniffy à permanecer o maior tempo possível no comedouro. Buscou-se nesse experimento, reforçar o comportamento do rato liberando uma pelota de comida todas as vezes que ele se aproximava do comedouro, até chegar o ponto de não mais sair do local. 2 - Experiência de modelagem do sujeito Sniffy a pressionar a barra. Nesse experimento, objetivou-se modelar o rato a pressionar a barra, onde a contingência era uma pelota de comida liberada no comedouro. realizada com o software “SniffyPro, o rato virtual”. Software desenvolvido para simular experiências em laboratório.
2.2 Ambientes, Materiais e Instrumentos Laboratório de informática 1 adquirido dentro da faculdade mesmo, programa Sniffypro 2.0 Instalado a partir de um driver fornecido pelo Professora; caderno para anotação , caneta esferográfica azul.
2.3 Procedimento
Os procedimentos utilizados destacam-se as orientações ministradas pela professora da disciplina Ruth e do aluno do