Psicologia do Desenvolvimento
UNIDADE 1: Histórico da Psicologia
Questionário
1. De acordo com as diferentes ideias filosóficas apresentadas no texto, identifique o pensador e o período histórico fazendo uma breve descrição deles.
R: Podemos definir os principais pensadores:
Sócrates (Era Grega - 700 a.C.), se preocupava em estudar o limite que separa o homem dos animais. Enfatizando a razão como principal característica humana, que permitia ao homem se sobrepor aos instintos, que seria a base da irracionalidade;
Platão, discípulo de Sócrates, definiu um “lugar” para a razão em nosso corpo. Definiu a cabeça, onde se encontra a alma do homem. Concebia a alma separada do corpo e, quando alguém morria, a matéria (corpo) desaparecia, mas a alma ficava livre para ocupar outro corpo;
Aristóteles, discípulo de Platão, um dos mais importantes pensadores da história da Filosofia. Postulava que a alma e o corpo não se dissociavam. Para ele, a psyché seria o princípio ativo da vida e, argumentou que o homem tinha uma alma racional, que tem a função pensante.
2. Dentre as escolas estudadas, a psicologia científica foi sendo substituída, no século XX, por novas teorias, mais ligadas à medicina e à comprovação científica. Cite as três mais importantes, indicando seu precursor e o período de cada uma.
R: As três mais importantes teorias são:
O Behaviorismo, que nasce com Watson, e tem como seguidores Pavlov e Skinner, onde define que o fato psicológico, de modo concreto, a partir da noção de comportamento (behavior).
A Gestalt tem seu berço na Europa e enfatiza que o homem deve ser compreendido em sua totalidade, também nega a fragmentação das ações e processos humanos.
A Psicanálise nasce com Freud, na Áustria, a partir da prática médica, recuperando para a Psicologia a importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo.
3. A partir da década de 70 as tendências construtivista (cujo principal teórico é Piaget) e