A psicologia do desenvolvimento
Psicologia do Desenvolvimento
INTRODUÇÃO (Diana)
Antes de falarmos sobre a psicologia do desenvolvimento uma breve apresentação sobre a psicologia na educação. Ela é antiga começa no século XIX, com nascimento da ciência psicológica a psicologia procurou estabelecer uma relação autoritária um saber indispensável à educação sabre a consciência do ser humano. Primeiros estudos enfocavam diferenças individuais estabelecia critérios de normalidade mediantes olhar diagnostico utilizando testes de inteligência. Baseavam-se na crença que o homem nascia com seu raciocínio intelectual.
A psicologia exerceu sobre a educação uma influencia nefasta.
Atualmente a Psicologia busca um dialogo com a educação não mais impõe-se como a ciência que determina a pratica escolar mais propõem a construir junto com a educação formas de favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem e contribuir para uma pratica docente, critica e autônoma.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO (Diana)
O QUE É?
A psicologia do desenvolvimento e a área responsável pela construção das teorias e dos conceitos sobre o desenvolvimento humano.
O que ela busca estudar: Como nasce e se desenvolve funções psicológicas humanas desde a concepção ate a morte.
A psicologia procura conhecer e estudar a subjetividade dos indivíduos.
Como a subjetividade se forma, ou seja, como se desenvolve.
O que é desenvolvimento: Significa evolução, progresso, mudança, crescimento, varia também da percepção de cada um.
O desenvolvimento humano: O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua, que se caracteriza pelo aparecimento gradativo de estrutura mental.
As filosofias racionalistas e empiristas parecem na historia da psicologia essas filosofias deram origem a duas maneiras de a psicologia da educação abordar o homem e explicar o seu desenvolvimento. São elas:
ABORDAGEM