Modelagem
Por que Modelagem?
Geralmente são apresentados cinco argumentos: motivação, facilitação da aprendizagem, preparação para utilizar a matemática em diferentes áreas, desenvolvimento de habilidades gerais de exploração e compreensão do papel sócio-cultural da matemática.
Segundo Blum (1995), esses cinco argumentos são importantes e representam facetas da Modelagem da educação escolar. Porém, para ele, o último está diretamente conectado com o interesse de formar sujeitos para atuar ativamente na sociedade e, em particular, capazes de analisar a forma como a matemática é usada nos debates sociais.
As atividades de Modelagem podem contribuir para desafiar a ideologia da certeza e colocar lentes críticas sobre aplicações da matemática. E com isso, potencializar a intervenção das pessoas nos debates e nas tomadas de decisões sociais que envolvem aplicações matemáticas.
O que é uma atividade de Modelagem?
Toda atividade escolar oferece condições sob as quais os alunos são convidados a atuar. No caso de Modelagem, são colocadas algumas condições que propiciam determinadas ações e discussões singulares em relação a outros ambientes de aprendizagem.
Para Jonei Barbosa, o ambiente de Modelagem está associado à