norma para poços
ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA INFRA-ESTRUTURA
DEPARTAMENTO ESTADUAL DE INFRA-ESTRUTURA
INSTRUÇÕES NORMATIVAS
PARA EXECUÇÃO DE
SONDAGENS
IN-05/94
Instrução Normativa para execução de poços de inspeção em solos
DIRETORIA DE ENGENHARIA
GERÊNCIA DE PROJETOS RODOVIÁRIOS
GEOLOGIA
DEINFRA
DIEN-GEROD
Geologia
INSTRUÇÃO NORMATIVA PARA
EXECUÇÃO DE POÇOS DE
INSPEÇÃO EM SOLOS
IN-05/94
1/7
1 Definições
Poço de inspeção em solo é uma escavação vertical de seção circular ou quadrada, com dimensões mínimas suficientes para permitirem o acesso de um observador, visando a inspeção das paredes e fundo, bem como a retirada de amostras representativas, deformadas e indeformadas.
Amostra representativa deformada: extraída por raspagem ou escavação, implicando na destruição da estrutura e na alteração das condições de compacidade ou consistência naturais.
Amostra indeformada: extraída com o mínimo de perturbação, procurando manter sua estrutura e condições de umidade e compacidade ou consistência naturais.
2 Identificação
Deverão ser identificados pela sigla "P", seguida de número indicativo. Em cada obra o número deverá ser sempre crescente, independentemente do local, fase ou objetivo do poço.
3 Equipamentos e ferramentas
3.1 A Empreiteira deverá fornecer equipamentos e ferramentas que atendam as especificações de serviços, em solos com coesão acima do nível freático.
3.2 Os equipamentos e ferramentas constarão dos seguintes elementos principais: sarilho, corda, enxadão, picareta, pá, balde, enxada, colher de pedreiro, espátula de aço, faca de cortar frios, serrote sem costa, fio de arame de aço, caixa cúbica de madeira, talagarça ou crepom, parafina, aquecedor, pincel, serragem, guarda-sol, carrinho de mão, sacos plásticos e de lona, etiquetas para identificação, trena.
3.3 A corda e sarilho deverão possuir resistência suficiente para suportarem, com segurança, carga de no