Modelagem de processos de negócio
Aluno: Anderson Valtriani Siqueira
(andy@vision.ime.usp.br)
Orientador: Prof. Dr. João Eduardo Ferreira
(jef@ime.usp.br)
Tipo de Trabalho: Iniciação Científica
Int rodução
Modelagem de negócio pode ser vista como um mapeamento de processos existentes em uma empresa. Este mapeamento é de grande importância uma vez que permite o entendimento e a melhoria dos serviços internos e externos da empresa.
O modelo de negócio pode ser visto como uma visão simplificada do negócio. Dessa forma, a modelagem é usada não apenas para especificar os passos de negócio, mas também para auxiliar as organizações na compreensão de seu próprio negócio, possibilitando assim a compreensão e a identificação de problemas e possíveis melhorias.
Mot ivação
A modelagem de negócio é uma das maiores necessidades dos analistas de negócio. Contudo, devido a falta de recursos e a dificuldade na utilização das ferramentas existentes esta modelagem não é frequentemente utilizada.
As atuais ferramentas para diagramação de processos de negócio não adotam a BPMN (Business Process Modeling
Notation) ou ainda estão se adaptando a ela, que foi criada recentemente visando ser uma notação facilmente entendida por qualquer usuário.
A falta de uma ferramenta que implemente a BPMN traz dificuldades na comunicação entre os analistas de negócio, assim como na comunicação entre analistas e desenvolvedores, gerando resultados de difícil compreensão por diferentes profissionais.
Além disso, na modelagem de um processo de negócio, muitas vezes os analistas de negócio dependem dos profissionais de TI, na identificação dos padrões de controle de fluxo existentes que possibilita a simulação correta de seu processo, assim como gerar estatísticas para análise do processo. Esta dependência nem sempre é desejada pois o profissional de uma área pode acabar influenciando o profissional de outra área.
Objet ivos
Este trabalho teve como