MODELAGEM DE PROCESSO DE NEGÓCIOS
1 MODELAGEM DE PROCESSO DE NEGÓCIOS
1.1 A VISÃO HORIZONTAL (PROCESSOS) E A VISÃO VERTICAL (FUNÇÕES)
Processo é um conjunto de atividades estruturadas e medidas com a intenção de produzir um produto. Sinteticamente são entradas ou inputs, desenvolvimento, saídas ou outputs e retroalimentação.
Nos modelos verticais ou funcionais os processos são realizados sob uma rígida hierarquia enquanto na visão horizontal ou de processos todos são levados a um objetivo final: o produto do processo.
A diferença mais importante entre as duas visões está nas suas interações. Enquanto a visão horizontal é completamente sistêmica ou holística a visão vertical é resultado dos "tempos e movimentos" herdados pelo Fordismo.
Hoje abordagem em Gestão da Produção é pós-fordista, isto é, pós-funcionalista.
Segundo VALLE e OLIVEIRA a gestão das empresas sempre será bidimensional (vertical e horizontal), ou matricial. Eles explicam que no modelo de linha de montagem fordista, o processo não tinha tanta visibilidade quanto a integração vertical dos departamentos, que eram sustentados pelo aquecimento e equilíbrio dos mercados, da tecnologia e das responsabilidades públicas.
Fazendo um paralelo com os dias atuais e embasado pela Teoria dos Sistemas e Contingencial, percebe-se que a realidade dos negócios é lidar com a saturação de um mercado que necessita e deseja diversidade de produtos e serviços.
Tecnologicamente há uma abertura de sistemas técnicos através de maiores quantidades de novos materiais e processos de fabricação.
Politicamente e judicialmente a responsabilidade ambiental, ético e trabalhista cresce conforme a tendência.
Não há uma extinção de funções, mas sim uma multifuncionalidade das equipes em um ambiente sinergético de competências, onde o organograma deixou de ser linear e deu lugar ao organograma matricial mais voltado a projetos.
1.2 IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS PROCESSOS NAS ORGANIZAÇÕES
Será utilizada como guia a arquitetura PCF