Modelagem de Processos de Negócio
Modelagem de Processos de Negócio
Cenário
Modelagem do Processo de Viagens de uma Organização
O processo de viagem de uma determinada organização é composto de quatro atividades: autorização, preparação, a viagem propriamente dita e a prestação de contas. Segue um detalhamento de cada um destes subprocessos.
Autorização de Viagem. Sempre que um funcionário necessita realizar uma viagem a trabalho, deve encaminhar uma solicitação de autorização de viagem, para dar início ao processo. A solicitação deve ser aprovada pelo Gerente da unidade. Se for viagem internacional, necessita ainda passar pela aprovação de um
Diretor. Em caso de reprovação por qualquer um deles, a solicitação retorna para revisão do solicitante, que pode reencaminhá-la ou cancelá-la.
Viagem. Esta atividade é uma tarefa simples não tem um acompanhamento direto dentro da organização e em função disso não possui um detalhamento adicional.
Preparação da Viagem. Caso autorizada a viagem, o setor Financeiro deve providenciar o adiantamento dos valores de despesas, e o setor de Apoio deve realizar as providências de viagem (compra de passagens e reserva de hotel). Em caso de indisponibilidade de verba, passagens ou hotel, a viagem é cancelada.
Prestação de Contas. Após a realização da viagem, o solicitante deve encaminhar o relatório de viagem. O mesmo precisa ser aprovado pelo Gerente da unidade. Se o Gerente não responder em 3 dias úteis, a prestação de contas estará automaticamente aprovada. Em caso de reprovação, retorna para o solicitante, que deverá corrigi-la e reencaminhá-la. Após aprovada a prestação de contas, em caso de adiantamento a maior, o funcionário deverá proceder o reembolso do valor correspondente. Em caso de adiantamento a menor, o Financeiro deverá providenciar o depósito do valor complementar.
Utilize BPMN para representar o processo de viagens como um todo e cada um de seus subprocessos.
Resposta
Modelagem do Processo de