Modelagem de Processos de Negócios
Conceitos básicos
Os negócios de qualquer tipo de organização necessitam do apoio da tecnologia e isso faz com que seja importante que o sistemas de informação sejam projetados para suportar e atender aos objetivos de negócio. Um negócio pode ser entendido como qualquer tipo de operação em andamento que tem ou usa recursos e tenha um ou mais objetivos. Para se projetar, entender ou se buscar melhorias no funcionamento de um negócio, torna-se essencial fazer o modelo de processos de negócio, que é uma visão simplificada da realidade complexa da organização. A modelagem permite, por exemplo, a abstração de detalhes irrelevantes em determinados momentos e concentrar foco em aspectos importantes.
A Modelagem de Processos de Negócio é um ponto central para os que gerenciam ou influenciam mudanças. Assuntos como Melhoria Contínua de Processos, Qualidade Total, Gerenciamento de Processos, Gerenciamento do Conhecimento, Melhoria da Qualidade, ISO 9000, e outros temas semelhantes, requerem habilidades de Modelagem de Processos de Negócio.
O Modelo de Negócios é uma abstração de como um negócio funciona. Ele se propõe a:
• prover uma visão simplificada da estrutura do negócio; • atuar como uma base para a comunicação, melhorias ou inovações; • definir os requisitos do sistema de informação que são necessários para apoiar o negócio.
Do ponto de vista de metodologias para a realização da modelagem de processos de negócio, existem diversas abordagens.
Cada uma delas utiliza uma determinada notação e linguagem, mas abrangem o mesmo conjunto de passos/atividades:
1) definir o escopo da ação;
2) documentar a missão, estratégia, metas e objetivos da organização;
3) compreensão do processo/organização “como está” (“asis”);
4) avaliação do modelo obtido;
5) decidir quanto a: abandonar, contratar, manter como está, melhorar ou redesenhar os processos;
6) discutir e gerar idéias;
7) determinar características do processo