Modbus
Instituto de Educação Continuada
Pós Graduação em Automação Industrial
Sistemas de Controle
Modbus
Professor: Marcos Tadeu Pereira
Alunos: Jair Massola Junior
Belo Horizonte, novembro de 2009.
Índice
1 Introdução 3 2 O Protocolo 3 3 Comunicação 5 4 Camada de Enlace 6 5 Modelagem de Dados 7 6 Transição de Dados em Protocolo Modbus 8 7 Conclusão 9 Referências 9
1 Introdução
O protocolo Modbus foi desenvolvido pela empresa Modicon em 1978/79 como um simples meio de troca de dados entre controladores e sensores baseada na comunicação mestre-escravo / cliente-servidor.
Uma vez desenvolvido, foi largamente difundido e bem aceito pelo meio industrial. Por se tratar-se de um protocolo aberto, tornou-se um dos protocolos mais implementados em diversos produtos de diversos fabricantes para área de automação industrial.
A Modicon (atualmente Schneider Electric) ajudou no desenvolvimento de uma organização de usuários e desenvolvedores independentes chamada Modbus–IDA, a qual é organização com fins não lucrativos agrupando usuários e fornecedores de dispositivos de automação que visam a adoção do pacote de protocolos Modbus e a evolução da arquitetura de endereçamento para sistemas de automação distribuídos em vários segmentos de mercado. Esta organização também fornece a infraestrutura para obter e compartilhar informação sobre os protocolos, suas aplicações e a certificação de dispositivos visando simplificar a implementação pelos usuários.
2 O Protocolo
O Modbus é um protocolo que se encontra na camada de aplicação, posicionada na camada 7 do modelo OSI e que provê a troca de dados no modelo Cliente / Servidor entre equipamentos conectados em diferentes tipos de redes, como ilustra a figura abaixo:
Os protocolos MODBUS são usados associados com outros protocolos da camada de enlace e camada física (RS-232, RS-485 e Ethernet). Eles definem uma estrutura de mensagens