Desenvolvimento do direito processual
O Direito processual e relativamente recente tendo um pouco mais de 100 anos, embora o q ele tem de recente o processo como método de resolução das lides de antigo.
O processo já era praticado em Roma onde teve alcançado o seu mais alto grau de evolução, ele já era praticado em Roma e segundo Ritos faziam plenamente a ideia de justiça da época, quando ocorreu a queda do império romano do ocidente q foi invadida pelos bárbaros que eram possuidores de uma cultura primitiva, provocou um verdadeiro choque entre dois métodos completamente diferente de se fazer justiça de um lado.
• Processo Romano altamente aprimorado
• Processo Germânico rudimentar e de fundo místico religioso
Com a criação da universidade da Bolonha no século XI da era crista surgiu também à escola dos glosadores e posteriormente a escola do pôs – glosadores que muito se preocupavam com o estudo do Direito Romano, tentando adapta-los as necessidades de seu tempo fazendo surgir o estudo do Processo Medieval, de fundo Romano canônico impregnado de elementos Germânicos.
Chio vendas procedeu a uma analise comparativa entre três tempos do processo Romano Germânico e comum medieval, que reproduzo resumidamente ressalta de cada um.
1 - Escopo do processo
2 – A Função do juiz
3 – Os atos do Juiz
4 – A Função da prova
5 – A Coisa Julgada
6 – A Forma do Processo
1 – Escopo do Processo.
E a atuação da lei relativamente a um determinado bem de vida, a vontade da lei e entendido como um preceito comum. E uma entidade superior que impera sobre um pretor comum , o pretor esta entre o povo e a lei . O processo era direcionado a decidir do que dirimir as contendas, fazendo depender a solução delas, não do convencimento do Juiz, mas do resultado de certa experiência (Juízo de Deus). O fim do processo e então, obter a conciliação dos litigantes, inclusive mediante a reparação de danos.
2 - A Função do Juiz
No processo Romano, exerce uma função publica que