Historia engenharia civil
A palavra engenharia é oriunda do latim (ingenium que significa faculdade inventiva, talento). A engenharia é a ciência agregada ao esforço para empreender resultados tácitos ou não. Em geral estes resultados são provenientes de trabalhos com focos em áreas específicas em que se possui um amplo conhecimento, sem nunca se esquecer da preservação ambiental, calculando possíveis impactos e planejando soluções.
A Engenharia deu-se inicio há 2 milhoes e 10 mil a.C, periodo conhecido como Paleolítico, um termo para designar a idade da pedra antiga, ou pedra lascada. Com a evolução da humanidade, foi possivel o aperfeiçoamento de objetos naturais em ferramentas de trabalho e utensílios domésticos. Estes progressos, foram um grande passo para novas técnicas e adptações ao meio em que se viviam, pois desde os primórdios da humanidade o homem necessitava de artefatos para auxiliar no seu cotidiano.
Graças à engenharia o homem produziu itens como pedras pontiagudas, com materiais naturáis daquela época tal como: pedras lascadas, ossos, madeiras e conchas, o que facilitou o preparo da caça para sua alimentação. A partir de então a engenharia se tornou essencial para sobrevivência e evolução da humanidade, pois permitia a produção de novos itens e técnicas para aperfeiçoar suas tarefas.
· Histórico da Engenharia Civil
Os termos Construção civil e Engenharia civil são originados de uma época em que só existiam apenas duas classificações para a Engenharia sendo elas: Civil e Militar. Cujo conhecimento, por exemplo, de Engenharia militar era destinada apenas aos militares e a Engenharia civil destinada aos demais cidadãos. Com o tempo, a Engenharia civil, que englobava todas as áreas, foi se dividindo, e hoje conhecemos várias divisões, como a elétrica, mecânica, química, naval, entre outras. Exemplos como Engenharia naval dão origem à construção naval, mas ambas eram agrupadas apenas na grande área da civil.
Mas antes que conquistasse o prestígio e