historia da engenharia civil
A palavra engenharia é oriunda do latim, ingeniu, que significa faculdade inventiva, talento.
Segundo o dicionário, Engenharia quer dizer: (engenho+aria) 1. Arte de aplicar os conhecimentos científicos à invenção, aperfeiçoamento ou utilização da técnica industrial em todas as suas determinações. 2. Ciência ou arte de construções civis, militares e navais. 3. Classe dos engenheiros. 4. Corpo do exército que compreende os engenheiros e sapadores.
A Engenharia Civil é: o ramo da Engenharia que se ocupa de agrimensura e da projeção, organização e inspeção dos trabalhos relacionados com construções em geral, mormente públicas, tais como as de estradas de rodagem e de ferro, pontes, túneis, canais, portos e aeroportos e obras semelhantes, bem como da instalação, funcionamento e conservação de redes de distribuição de água e esgotos.
Na linguagem mais popular, Engenharia Civil é, o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executam obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Esse profissional também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.
HISTORIA
A história da Engenharia Civil não é fácil de contar, pois se confunde