História da Engenharia Civil
A engenharia como conhecemos hoje é um produto de vários anos de pesquisa e estudos. Suas técnicas foram se aperfeiçoando como as novas descobertas do homem em várias áreas de conhecimento, que passaram a ser usados nos vários ramos da engenharia. Ao longo desse trabalho todo esse processo será demonstrado, fazendo uma corrente de pensamento e ideologia que se iniciou com .os homens das cavernas até os dias atuais, passando pelos conhecimentos repassados por egípcios, sumérios, romanos, e outros povos, intelectuais como Leonardo da Vinci e Galileu Galilei.
O pontapé inicial das engenharias, por assim dizer, se deu com o Homo habilis, quando este criou os primeiros instrumentos de pedra lascada, instrumentos estes que foram evoluindo com o tempo, ainda, mas com a descoberta do fogo pelo Homo erectus.
Os instrumentos de pedra lascada, a descoberta do fogo, a domesticação de animais, o início da agricultura proporcionou ao homem a sedentarizarão, deixando assim de serem seres nômades, possibilitando a formação de alguns núcleos populacionais.
A Idade dos Metais marcou um grande avanço para a humanidade, com a dominação das técnicas de fundição de metais, foi possível ao homem criar instrumentos mais eficazes para o cultivo agrícola, derrubada de florestas e a prática da caça. O primeiro tipo de metal utilizado foi o cobre, depois o estanho e com a junção dos dois foi criado o bronze. A maior resistência dos produtos e materiais metálicos teve grande importância na consolidação das primeiras grandes civilizações (BRASIL ESCOLA, 2012).
2 Ramos da engenharia e seu início Engenharia é a arte de aplicar conhecimentos específicos e empíricos e certas habilitações específicas a criação de estruturas, dispositivos e processos que se utilizam para converter recursos naturais em formas adequadas ao atendimento das necessidades humanas (FERREIRA, A.B.H., 1993).
A engenharia se divide em diversas áreas, hoje são 34 tipos ou especialidades, como