modbus
Visão Geral dos Protocolos Modbus
História
Criado em 1979 para comunicação entre controladores da MODICON (Schneider).
Especificação aberta desde o inicio.
Fácil operação e manutenção.
Conseqüências
Padrão “de fato” ao ser adotado por vários fornecedores. Adotado em vários níveis de aplicações, inclusive sistemas de supervisão.
1. Modicon, hoje Schneider Electric, introduziu o protocolo Modbus no mercado em 1979. A Schneider ajudou no desenvolvimento de uma organização de usuários e desenvolvedores independentes chamada
Modbus–IDA.
2. Modbus-IDA é uma organização com fins não lucrativos agrupando usuários e fornecedores de dispositivos de automação que visam a adoção do pacote de protocolos Modbus e a evolução da arquitetura de endereçamento para sistemas de automação distribuídos em vários segmentos de mercado.
3. Modbus-IDA fornece a infra estrutura para obter e compartilhar informação sobre os protocolos, suas aplicações e a certificação de dispositivos visando simplificar a implementação pelos usuários.
1
CEFET-RN / Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial / Redes Industriais – Aula 04
Tipos de Protocolos Modbus
Ethernet Modbus (TCP/IP)
Gateway
Modbus Plus
Gateway
Modbus
1. O MODBUS TCP/IP é usado para comunicação entre sistemas de supervisão e controladores lógicos programáveis. O protocolo Modbus é encapsulado no protocolo TCP/IP e transmitido através de redes padrão ethernet com controle de acesso ao meio por CSMA/CD.
2. O MODBUS PLUS é usado para comunicação entre si de controladores lógicos programáveis, módulos de E/S, chaves de partida eletrônica de motores, interfaces homem máquina etc. O meio físico é o RS-485 com taxas de transmissão de 1 Mbps, controle de acesso ao meio por HDLC
(High Level Data Link Control).
3. O MODBUS PADRÃO é usado para comunicação dos CLPs com os
dispositivos