LINEARES, ANGULARES, DIRETAS E INDIRETA NA TOPOGRAFIA
ABSTRACT: Identifying and analyzing instruments used in linear and angular measurements indirect, direct and topography. KEYWORDS: Topography; Linear, Angle, Measurement; direct measures, indirect measures
____________________________________________________________________________
1 Introdução
Desde as civilizações antigas, o homem sempre buscou a melhoria dos instrumentos e utensílios utilizados em sua vida cotidiana. Há séculos atrás, já existia certa demonstração pela preocupação com o conforto e a adequação de instrumentos de trabalho a mão humana.
Após estudos contínuos e adaptações do homem impostas pelos maquinismos, foi evidenciado a prioridade dos fatores humanos concluindo assim que uma incorreta adequação à capacidade do homem pode invalidar a confiabilidade de um trabalho comprometendo todo um sistema. Por isso, foi criada a ergonomia e suas adaptações de acordo com a Associação de Normas Técnicas (ABNT).
Através das normas impostas pela ABNT, faz-se necessárias as adaptações de locais públicos ou privados de acordo com a NBR 9050, que visa primordialmente as modificações de construções, instalações, edificações, às condições de acessibilidade.
O trabalho pretendeu identificar e analisar as instalações sanitárias, sinalização e circulação interna de um local de maior acesso, uma obra histórica (Mercado Central) onde o fluxo de pessoas é, na maioria das vezes, intenso, priorizando adequações àqueles com a mobilidade reduzida (cadeirantes). Desta forma, foi necessário identificar os erros e inadequações encontradas no local para que medidas de correções fossem propostas para se adequarem de acordo com a norma.
2 Referencial Teórico
2.1 TOPOGRAFIA
De acordo com Vieira (2012), Topografia é a ciência que