A Jornada Individual Pela Autenticidade Em Meio A Multidão
Igor Haddad de Oliveira Sampaio
(igorhaddad@hotmail.com)
Sociologia Geral III – Marcelo de Oliveira e Igor Pereira
Resumo
Este pequeno artigo tem o objetivo de levantar uma questão e postular uma solução referente ao argumento de que seriam os códigos jurídicos e as sanções, caso infrinjidos, o remédio para manter a coesão social e mais, o processo de aprimoramento dos individuos nas sociedades modernas. Assim como postular o motivo e a solução para a existência das patologias sociais, sendo seu extremo o fenômeno do suicídio, ambos apresentados na teoria de Émile Durkheim.
Palavras-chave: Aprimoramento Individual. Libertação do Ego. Autenticidade.
Introdução Durkheim iniciou os estudos da conhecida sociologia moderna utilizando como objeto de estudo o que ele demominou de ‘Fatos Sociais’. Postula a regulamentação das condutas e eventuais sanções, caso infrijidas, como forma de garantir a coesão social e a edificação do indivíduo nessa sociedade moderna por ser muito mais complexa e dinâmica contrastando com as sociedades tradicionais até então existentes, anteriores ao nascimento e consolidação do capitalismo. Atribui às chamadas ‘Patologias Sociais’ a força coercitiva que a ‘Consciência Coletiva’ e os ‘Fatos Sociais’exercem sobre os indivíduos, pois determinam o modo como eles devem agir e pensar, coagindo-os e constrangindo-os. Sendo o fenômeno do suicídio evidência extrema dessa força. Postula a existência dessas patologias ao fato da não existência de regras claras e consequentemente punições efetivas e corretivas, além de que seria uma responsabilidade social extingui-las. Ao longo do artigo irei expor o ponto de vista Durkheimeano, postular críticas e soluções aos problemas por mim observados.
1 Visão de Durkheim Os objetos de estudo de Durkheim foram os ‘Fatos Sociais’. Eles atuam sobre o indivíduo independente de sua vontade ou de sua adesão consciente, determinando