Modalidades Organizacionais
3° SEMESTRE
TÍTULO: Modalidades Organizacionais
SÃO PAULO
2015
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
TÍTULO: Modalidades Organizacionais
Aluno:
Trabalho desenvolvido como exigência de atividades práticas extra-classe para pontuação na disciplina de Administração Financeira e Orçamentária; Curso de Gestão Fiscal e Tributária, do Centro Universitário Paulistano. Sob orientação do Professor.
SÃO PAULO
2015
INTRODUÇÃO
Será abordado neste trabalho, diversas modalidades organizacionais e empresariais. Seus aspectos, características e peculiaridades. Levando o leitor a perceber qual o melhor negócio; as vantagens e desvantagens; qual o papel das empresas para o desenvolvimento econômico do país e como elas são sufocadas pela esmagadora carga tributária.
Ao final, teremos um melhor parâmetro para análise de mercado podendo olhar de forma abrangente nosso setor corporativo.
MODALIDADES EMPRESARIAIS
Dentre as formas de consituição empresarial, é possível citar as seguintes:
Sociedade Limitada – LTDA
Sociedade Anônima – S.A.
Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – Eireli
Microempreendedor Individual – MEI
ASPECTOS GERAIS
A Sociedade Limitada é formada por dois ou mais sócios que contribuem de forma não obrigatoriamente igualitária para a formação do capital social. A responsabilidade é restrita à sua participação nas cotas, porém respondem solidariamente pela integralização da totalidade do capital, ou seja, cada sócio tem obrigação com a sua parte no capital social, no entanto poderá ser chamado a integralizar as quotas dos sócios que deixaram de integralizá-las;
As Sociedades Anônimas são formadas por sócios que possuem responsabilidade ilimitada e solidária pelas obrigações sociais e sócios que respondem apenas pela integralidade de suas próprias cotas. Podem ser de capital aberto ou fechado. Mais adiante observaremos detalhes