Gay e pronto
Psicossociologia das Organizações Docente: Prof. Clementina Oliveira Aurélio Dias Nº 25371 Álvaro Silvestre Nº 24787
O que é a Psicossociologia das Organizações?
Ao responder a esta pergunta é uma tarefa que acaba por terminar dois grandes perigos da sociedade actual: * O perigo da exaustividade; * O perigo das injustiças na escolha das referências.
Assim a nossa opção em termos de resposta centra-se não na evolução histórica do conceito, mas simplesmente nas questões epistemológicas do método e do objectivo.
Segundo Maisonneuve (1973), Psicossociologia das Organizações tem origem na inacapacidade revelada individualmente pela Sociologia e pela Psicologia em explicarem o comportamento em termos integrados humano, assim podemos concluir que uma sem a outra não eram capazes de fazer um comportamento contextualizado sobre o objectivo sugerido.
A disciplina passa por duas grandes caracteristicas principais, a interação e a contextualização dos fenomenos, onde estas duas caracteristicas passam por uma síntese das perspectivas de observador e de observado, umas vezes reunidas na mesma pessoa e outras áreas do saber seja bastante alargado. Ou seja, existem três níveis de análise: * Individual; * Grupal; * Organizacional.
A nível Individual é necessário o conhecimento da psicologia, pois assim poderemos explicar e compreender os fenómenos de aprendizagem, estes são: * Percepção; * Satisfação; * Motivação; * Aptidões; * Competências Individuais; * Etc (...).
O conhecimento destes fenómenos é importante para o auxilio da compreensão dos factores que a nível individual maior influenciam para o desempenho organizacional.
Psicologia Social, pretende contribuir no estudo dos fenómenos da influência social e de representação social e nos processos de formação e desenvolvimento do conhecimento, das atitudes e das normas.
Por fim em relação à Sociologia, o principal contributo reside no estudo de fenómenos