organização de uma empresa
O Que se Produz deeConhecimento Sobre Inovação? Uma Breveoperadora de plano de saúde, modalidade autogestão
Estratégia, Estrutura e Competências Gerenciais: estudo de uma operadora de plano de saúde, modalidade autogestão
Djair Picchiai1
Resumo
Este estudo trata da análise de uma operadora de plano de saúde, modalidade autogestão. Foram analisadas sua estratégia, estrutura organizacional e competências gerenciais, a luz dos conceitos encontrados na literatura. Descrevese a estrutura, as diretrizes de atuação e satisfação dos clientes através da análise de documentos e entrevistas com seus principais gestores. Verifica-se como são entendidos e utilizados esses conceitos na relação da operadora com os prestadores de serviços e beneficiários. A literatura aponta para a coerência, o alinhamento e a consistência entre os conceitos de estratégia, estrutura e competências gerenciais, como forma de aumento de competitividade e desenvolvimento de competências organizacionais. Os indicadores de desempenho e o mapa estratégico aparecem como instrumentos desta avaliação.
Palavras-chave: Estratégia. Estrutura. Competência gerencial. Competências essenciais. 1 Introdução
Trata-se de um estudo de caso de uma operadora de plano de saúde, modalidade autogestão. Faz-se aqui uma análise de sua estratégia, estrutura organizacional e competências gerenciais, a luz das categorias conceituais, encontradas na literatura. Será descrito o funcionamento da operada através da análise de documentos, leis, estatuto e regimento interno e entrevistas com seus principais gestores, além de visitas e conversas informais (observação direta)
As operadoras de planos de saúde, modalidade autogestão, são organizações de pequeno e médio porte em termos de recursos humanos, mas
1
Professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas